5
6
7
8
9
10
11
1
2
3
4

 

Untitled Document
CD "Outro Baião" Release
15/01/2013 10h02

Outro Baião é uma explosão de brasilidade.
Este cd (gravado no Recife/PE) marca indelevelmente a carreira de Maria Dapaz, e a inclui no rol das grandes interpretes brasileiras dessas últimas duas décadas. E não apenas isso, pois firma-se a cada trabalho como uma das compositoras de grandes possibilidades, traduzindo em suas canções a alma de um Brasil festivo e musical.
Pernambucana de Afogados da Ingazeira, Maria Dapaz abriu caminhos, viajou por terras distantes, dividiu palco com nomes importantes do cenário musical internacional, participou de festivais de prestígios como o de Montreux, na Suíça; Printemps de Bourges, na França e o Festival de Nuremberg, na Alemanha, CPLP em Portugal, e fixou-se em São Paulo, ponto de partida para suas viagens pelo Brasil, cantando para as mais variadas plateias.
Com 15 discos gravados, incluindo o cd Vida de Viajante, indicado para o Grammy Latino de 2004, Dapaz começa o ano de 2013 apresentando ao público este Outro Baião, no qual estão reunidas composições próprias em parceria com nomes como Xico Bizerra, Fátima Marcolino, Socorro Lira, Luís Avelima, Jotta Moreno, Sampainho, Bira Marcolino e Luciano Nunes.
O cd, lançado pela Atração Fonográfica Ltda (comemorando 10 anos de parceria com a Joma Produções), abre com a música Aconteceu, plena do lirismo que a verve de uma poetisa como Fátima Marcolino, filha do grande Zé Marcolino, sabe mostrar, basta ouvir o este “pegue meu coração e guarde junto ao seu”. Dela é também a composição Meus sonhos de papel, que também canta sua terra e rememora tempos idos onde a poesia sempre esteve presente em sua vida. Xico Bizerra, que já tem composições gravadas por gente de peso, como é o caso de Elba Ramalho, aparece no cd com duas composições cheias de imagens poéticas como na faixa Fazendeira do Amor: “se eu morrer de amor, me plante no seu jardim...”. Jotta Moreno já tem uma parceria mais constante com Maria Dapaz e neste cd assina três músicas: Pode parar de chororô (“agora é tarde para me dar carinho, tarde demais pra me falar de amor”). Um tantinho assim (“pra ser flor do teu jardim, faço o que você quiser”) e Aguamel, uma das composições mais fortes do cd, politicamente correta, que trata de um dos temas preocupantes de nossos dias: a água em nossas vidas. Já com Luís Avelima, Maria Dapaz se mostra verdadeira, que a exemplo do Caetano Veloso de No dia em que eu vim-me embora, desce do seu Pajeú, atravessa o São Francisco, firma-se na grande cidade para depois, vitoriosa, voltar para matar a sede e a saudade de seu chão. Isso se pode ouvir na canção Princesinha da Ingazeira. Ainda com Luis Avelima compôs Gume de ouro, sem dúvida um dos momentos encantadores do cd: “és o meu amor bonito, o amor mais que perfeito, quero me casar contigo, é só pedir, aceito”, e Minha aquarela junina, que explode em alegria e retrata a riqueza da festividade mais importante da vida nordestina, que é o São João: “meu santinho, o azul de tua bandeira, é a cor mais verdadeira, o anil que é mais anil, o teu olhar tem o verde da palmeira e a tua cabeleira é a mata do Brasil”. Bira Marcolino, compositor de mão cheia, aparece com Eu gosto de forró, uma música que pode perfeitamente entrar para o rol das antológicas. Outro baião, que dá título ao cd, tem a parceira de Luciano Nunes, tem poesia e registra a estreia desse jovem compositor. Em terras de bem amar, parceria com Socorro Lira, mostra a beleza e a leveza do toque feminino na composição poética das artistas.
Enfim, este trabalho que confirma Maria Dapaz como uma das grandes compositoras/interpretes deste Brasil, tem produção musical da própria Maria Dapaz e produção executiva e artística a cargo da Jocelyne Aymon. E para tornar o disco ainda mais especial, Maria Dapaz conta com a participação dos músicos Mahatma Costa (sanfonas), Eliarth Brasil (violão aço), Cacau Assumpção (baixo), Raminho (zambumba, triângulo, pandeiro e agogô), Jocelyne Aymon (triângulo, agogô, ovinho e efeitos), Cezzinha (sanfonas nas faixas 1, 5, 8); os músicos convidados Vannutti (guitarra, violão), Beto do Bandolim (bandolim), Alberto Guimarães (violão de 7 cordas), Tostão Queiroga (moringas e vassourinhas). E a participação muito especial do cantor e compositor Maciel Melo (fx 11).

São Paulo 2013

CDs à venda pelo site www.mariadapaz.com.br
Contato: Jocelyne Aymon / Produção
São Paulo 55 (11) 99627.0936
jomaprodart@uol.com.br

Autor: Luís Avelima

Fonte: Joma Produções

« Voltar | Outras Publicações e Notícias



Imagens com 300DPI
 
1944x3076
Photo Rodrigues Lima
1725x1476
Photo Rodrigues Lima

2400x3084
Photo Sergio Massa
2400 x 2032
Photo Sergio Massa
 
         
   
   
   
2522x1681
Photo Fernando Silva